Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de março de 2018



Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA


HOJE:
Água, Biodiversidade, Florestas, Mineração, Mudanças Climáticas, Pesca, Povos Indígenas, Quilombolas, UCs
Ano 18
05/03/2018


Povos Indígenas



FARM se une ao Instituto Socioambiental (ISA) para promover o movimento #menospreconceitomaisíndio

O inverno 18 da FARM chegou às lojas celebrando múltiplas histórias do Norte do Brasil com a coleção ‘O Coração é O Norte’. Uma dessas histórias é a parceria entre a marca carioca e o Instituto Socioambiental (ISA), que convida o Brasil a olhar os povos indígenas com mais respeito por meio da campanha #MenosPreconceitoMaisÍndio - GreenMe, 03/3

 


Amazônia



A Amazônia não está longe de virar savana

Em um editorial publicado há duas semanas na revista científica “Science Advances”, o climatologista Carlos Nobre, membro da Academia Brasileira de Ciências, fez um alerta sobre o futuro da Amazônia caso o desmatamento prossiga no ritmo atual. “Corremos o risco de perder um dos maiores tesouros biológicos do planeta a troco de muito pouco”, afirma o cientista. Nobre também critica a decisão do Supremo Tribunal Federal, na quarta-feira 28/2, de referendar a anistia a quem desmatou até 2008, concedida pelo Código Florestal aprovado em 2012. “Trata-se da sinalização clara de que se pode desmatar sem problema porque um dia o crime será perdoado. É muito triste para o País”, entrevista com Carlos Nobre - Isto É, 02/3

Governo retalia Noruega meses após saia-justa

Nove meses depois de Michel Temer passar por uma saia-justa provocada pelo governo da Noruega, veio o troco. A estatal Norsk Hydro ASA foi multada em R$ 20 milhões pelo Ibama e teve reduzida em 50% sua produção por suspeita de contaminar rios de Barcarena (PA). Políticos locais dizem ter ouvido do ministro Sarney Filho (MMA) que a punição considerada dura foi retaliação. Ele nega: “É um contrassenso, dão dinheiro para a Amazônia e a estatal deles polui, não cumpre regras e enrola. Agora, estão sob as lupas do órgão nacional - OESP, 05/3, Política/Coluna do Estadão, p.A4.

 


Florestas



Matemática da floresta

"Se o processo de desmatamento tivesse cortado 50% das florestas e o restante estivesse em somente um fragmento, esse fragmento seria saudável e viável. Mas os mesmo 50%, distribuídos em 4,3 bilhões de fragmentos, podem levar rapidamente o sistema ao colapso. Ou seja, o padrão de desmatamento é tão ou mais importante do que a área total desmatada. Quem diria que uma teoria matemática desenvolvida em 1957 pudesse nos ajudar a entender o que está acontecendo nas florestas" artigo de Fernando Reinach - OESP, 03/3, Metrópole, p.A16.

 


Mudanças Climáticas



Ártico em polvorosa

"Neste inverno, o Ártico enlouqueceu. Numa época em que o sol não se levanta, bateu o recorde de temperaturas positivas: 61 horas seguidas. A marca anterior era de 16 horas. Se isso não for capaz de chocar o leitor, como deveria, aqui vai outra forma de apresentar essa anomalia: o termômetro registra 10°C a 20°C acima do que seria normal para a estação" artigo de Marcelo Leite - FSP, 04/3, Ciência, p.B7.

Ações de prevenção de desastres naturais definham no Brasil

Pouco mais de cinco anos depois do lançamento do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, na esteira da tragédia de 2011 na região serrana do Rio de Janeiro, políticas públicas na área estão ameaçadas por cortes de orçamentos e redução de equipes. Promessas da época, como a de investir R$ 15,6 bilhões em obras de prevenção, não foram cumpridas até hoje - FSP, 04/3, Cotidiano, p.B1.

Água suja inunda casa por meses em Manaus

O Amazonas tem sofrido com uma maior recorrência de eventos climáticos extremos nos últimos anos. Em áreas urbanas, cada vez mais pessoas precisam sair de suas casas, alagadas, ou viver sobre marombas. Nas áreas rurais, ribeirinhos usam boias de plástico e macacos hidráulicos para enfrentar enchentes anormais. Segundo o pesquisador do Inpa, Philip Fearnside, os eventos climáticos extremos aumentaram nos últimos 20 anos e ficaram mais graves recentemente, com inundações e secas recordes. "Com as mudanças climáticas, a probabilidade de esses eventos extremos ocorrerem é muito maior" - FSP, 04/3, Cotidiano, p.B4 e B5.

 


Geral



Ambiente é acionista da economia, diz bióloga

Em sua primeira visita ao Brasil, a bióloga que mais contribuiu para a compreensão e a preservação dos oceanos nos últimos 50 anos alertou que é burrice apostar numa oposição entre crescimento econômico e proteção ambiental. A visita de Sylvia Earle ao Brasil também deve servir como um empurrãozinho significativo em favor da criação de um grande conjunto de reservas naturais marinhas em águas profundas. Se tudo caminhar conforme o esperado, o país transformará em unidades de conservação cerca de 900.000 km² de ilhas e oceano nos arquipélagos de São Pedro e São Paulo e Trindade e Martim Vaz - FSP,05/3, Ciência, p.B6.

Proteção da biodiversidade marinha

"O Brasil tem a oportunidade de demonstrar que encara com seriedade seus compromissos ambientais internacionais. Certamente, com as lideranças dos ministros do Meio Ambiente e da Defesa, poderemos estabelecer uma parceria pioneira entre essas pastas em torno da Amazônia Azul. E o presidente Michel Temer saberá conectar o Brasil com as demandas geopolíticas e ambientais do século 21, decretando a maior proteção possível da biodiversidade marinha." artigo de Fabio Feldmann - FSP, 04/3, Opinião, p.A3.

Com atraso, Alckmin entrega obra hídrica

Com atraso de um ano, o governador Geraldo Alckmin inaugura na manhã deste sábado (3/3) a obra de interligação entre o rio Paraíba do Sul e uma das represas do sistema Cantareira, o principal reservatório de água da região metropolitana de São Paulo. A Sabesp diz que o atraso se deu à demora na liberação de licenciamento da interligação - FSP, 03/3, Cotidiano, p.B4.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Vídeo: Pra quê criar um sistema brasileiro de trilhas de longo curso? por Pedro da Cunha e Menezes
STJ confirma decisão e afirma que Fazenda Buriti não é área indígena
O que faz o Brasil ter 190 línguas em perigo de extinção
Acre sedia encontro entre povos indígenas da Amazônia e governos subnacionais do GCF Brasil
MPF ajuíza ações para garantir direito de comunidades Kaingang em Gentil e Água Santa, no Rio Grande do Sul
Acre abre edital com 150 vagas para professores indígenas
Tucunarés e trairões agitam pescaria no rio Xingu
Consulta pública vai avaliar projeto de unidade de conservação sustentável no AP
Ministério fortalece reservas extrativistas
Cachoeira Porteira no Pará já é a maior terra quilombola titulada do Brasil
Como o aquecimento global está afastando filhotes de pinguim de seu alimento vital


Nenhum comentário: